quinta-feira, 3 de maio de 2012

"Porque tem muito mundo no mundo... e eu não quero ficar aqui." (Desconhecido)

"Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir" Amyr Klink Buenas galera!! Hoje decidi começar o post com essa frase do Amyr Klink... afinal de contas, eh isso que todos nos queremos neh? Parar se sonhar ja paramos... estamos na espera agora para partirmos! :D
No momento estamos todos no mesmo barco, né... nesse tempo de espera, expectativa, demora, desânimo... mas a gente tem que ser forte e ter paciência, acima de tudo...
Acho que o desanimo da espera pega tomo mundo neh... inclusive marujas veteranas como eu! Rsrsrsrsrs Pois eh gente, tem dias que a gente desanima, tem dias que o animo estah lah em cima, a gente faz milhares de planos... parece que jah estamos em alto mar, com essas emoçoes parecendo uma montanha russa... rsrsrs mas eh isso mesmo... Paciência é a palavra chave de tripulantes... porém toda essa “espera” vale a pena no final... pensem comigo... vai valer a pena quando você estiver em alto mar e poder enxergar Santorini em frente do navio... vai valer a pena quando o navio estiver entrando no porto de Nice – França, passando pelas casas, prédios, com toda a cidade em volta... vai valer a pena quando, depois de muuuuuuuitos dias longos e cansativos, você receber o seu pay-slip... Gente, trabalho a bordo é uma experiência ÚNICA, exclusiva, e para poucos... temos que nos considerar privilegiados... afinal nao é todo mundo que tem essa coragem de jogar tudo pro alto e sumir nesse marzao...
Paixão por SERVIR Acho que para se dar bem no navio a pessoa tem que sentir bem em SERVIR... nos nada mais fazemos do quer servir aos outros... tem gente que tem preconceito... magina, falar para os outros que nos somos Garcons, garconetes... acreditam que eu jah ouvi falarem assim: “Mas ela fez faculdade, fala ingles, e virou GARCONETE??” E olhem que foi gente da minha FAMILIA hein... pois eh, para essas pessoas eu viro e digo: Pois eh, eu virei GARCONETE sim... porem to ganhando a mesma coisa que voce (se nao for mais neh...) Por isso eu falo SEMPRE... a gente tem que ter orgulho do que for fazer, e ter PRAZER EM SERVIR... se voce achar que eh humilhante servir aos outros, limpar as mesas, servir bebidas, limpas as cabines... entao trabalho em navio, e nem na HOTELARIA, não eh para voce... Mesmo porque, la fora, se as pessoas gostarem de voce... elas vao ter ORGULHO... e vao SEMPRE procurar por voce... e vao te tratar como se fosse parte da familia deles. Em todos os meus anos de navegacao, ja perdi a conta de quantos cartoes postais, fotos, cartoes de Natal foram enviados para a minha casa aqui no Brasil de passageiros orgulhosos de mim... pessoas que realmente “care” about me... e de quantas convites de emprego e de estadia em qualquer outro local... entao isso tudo vale a pena... pois todo esse jogo de cintura, essa desenvoltura que a gente adquire, curso nenhum pode nos dar... essa vivencia eh nossa maior bagagem...
“O maior medo de quem navega é a terra.” Amyr Klink Essa eh a maior verdade que a gente pode dizer... quando voce se acostuma com a vida a bordo eh muito dificil se reacostumar com a vida em terra firme... eu, por exemplo, estou na minha segunda tentativa de me estabelecer em terra, arrumar alguem, talvez criar uma familia, talvez abrir um negocio, mas nao dah... parece que depois de ter visto tanta coisa, ter passado por tanta coisa, eu nao me contento com essa minha realidade atual... eu sei que lah fora tem muuuuuuito mais mundo para ver, muito mais gente para conhecer...
“Porque tem muito mundo no mundo... e eu nao quero ficar aqui.” (Desconhecido). Eu sinto essa necessidade de ir, sabe... ir, ir, ir... conhecer, ver, tirar foto, experimentar... sabem... eu nao me contento em ficar estagnada para sempre em uma cidadezinha do interior vendendo passagens aereas... Eh bem como diz a frase do Amyr Klink: "Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. Eu quero ir ver... e voce????

2 comentários: