quinta-feira, 26 de abril de 2012

Utilidade Pública... :)

Buenas people! Rsrsrs Bom, hoje vamos atender aos pedidos. Os primeiros pedidos foram em relação às dificuldades a bordo.
Segue abaixo as maiores dificuldades, no MEU ponto de vista:
1° - Ficar sem grana no começo: Gente, no primeiro mês fica mesmo... a gente gasta tudo o que têm no processo todo e, ao embarcar, tem que esperar chegar o primeiro salary... então até as coisas se ajeitarem não fiquem chateados se não der pra sair do navio toda hora, se não der pra ficar ligando em casa toda hora, usar a net... e já avisem amigos e familiares para eles terem paciência, que a gente vai se comunicar mas pode levar um tempo... falem a verdade... ok? Rsrsrs
2° - A carga horária: Realmente a carga horária PESA, e MUITO. Não me venham com conversinhas do tipo “ah, mas em terra eu trabalhava 12 horas, e agüentava...” Não importa ONDE foi que você trabalhou antes... ao chegar a bordo esqueça TUDO, esteja disposto (mentalmente e fisicamente) para a labuta, porquê é PUNK mesmo. Tem dias que você pensa que não vai agüentar... aliás tem muuuuuitos desses dias... mas fique firme, não desista... no primeiro mês tudo é pior, a gente não conhece ninguém, mas a tendência é melhorar!!!!!! E não se esqueça de que se você decidir vir embora no começo, você vai ter que arcar com as despesas aéreas e tudo mais... então, heads up nisso...
3°- Lidar com pessoas de nacionalidades e culturas diferentes: Gente, não adianta, você pode ser o melhor no seu ramo, mas as pessoas sempre vão pensar: Ah é brasileiro... faz uma caipirinha, dança samba e é preguiçoso/a. Infelizmente essa é a realidade... então assim, no começo os “veteranos” não vão querer te ajudar... vão querer dar hard time... mas respire fundo, conte até 100 e depois sorria e volte... não deixe aquele bando de “gentinha” que vive em ilhazinhas no meio do nada e não tem nem comida em casa humilhar vocês! E daí que somos brasileiros? Eu sou brasileira, adoro sambar, faço uma saquerinha de kiwi MARAVILHOSA, que até minha avó toma galões... mas eu sou hard working e sou muito melhor que muito filipininho de m**** por aí... tanto que na Royal Caribbean a minha estação de passageiros (vejam só, EU, Brasileira, Mulher, New Hire...) era maior que de muito filipino/indiano lá...
4° - Saudade da família/amigos/namorados/maridos/etc – Gente, por mais viajado, experiente, e desapegado da família, a saudade bate. Vocês vão ver... ainda mais com a comida “delicious” do navio... vocês vão desejar cada dia que passa ter a comidinha da mamãe/vovó/mulher... vão desejar a sua camooooona enorme... vão desejar o SEU BANHEIRO... AH MEU DEUS COMO EU AMO MEU BANHEIRO! Rsrsrsrsrsrs Gente isso é normal... o que eu fazia para matar a saudade?? Ligava sempre que conseguia, mandava emails, entrava no face, postava fotos... mandava postais!!!!!
5° - Idioma: Gente por melhor que seja seu inglês, a gente sempre tem um pouco de dificuldade no começo... eu, por exemplo, tinha estudado 5 anos na Wizard, falava bem... cheguei lá, primeiro cruzeiro foi com passageiros Ingleses e Escoceses... resultado: I freaked out... não entendia NADA!! Mas não se desespere... sempre tem alguém passando por perto, não tenha medo de perguntar!!!!!!! Com o tempo a gente acostuma... E de qualquer forma, o pessoal mais antigão (filipinos, indianos, e tal) falam inglês meio que... “errado” ... vocês vão acreditar em mim assim que pisarem abordo...  COISAS PARA LEVAR
Gente, tem coisas que a gente têm que ter abordo, e nunca se lembra de levar. Ok, tá certo que eu disse no outro post para levarem malas não tão enormes, pois elas não cabem na cabine e nem embaixo da cama... porém vale lembrar que estaremos a bordo por um longo tempo, de 6 a 9 meses em média... e que você precisa ter algumas coisas... para quando for sair do navio, para crew parties. Então uma dica: veja o itinerário do navio que você irá embarcar, e se programe. Não adianta nada levar uma mala cheia de shorts, blusinhas, havaianas e biquínis se o seu navio irá fazer a rota do Ártico ou Antártica e vai passar por temperaturas extremamente baixas... SE LIGA HEIN!! 
1 – Para Bar/Dining Room: Wine Opener de 2 fases e Bread crumper 2 – Meia Kendall (importanteeeeeeeeeee!!) 3 – DESPERTADOR (ou celular que você possa colocar para despertar... chegar atrasado a bordo é A BIG ISSUE..!!)
4 - Fotos da família e amigos ajudam a diminuir a saudade... 5 – Laptop e fone de ouvido quem tiver... é bom pra assistir uns filmes, vídeos, nas horas livres em que você quer ficar de boa na cabine sozinho... ahh e leve os filmes baixados Tb.. rsrsrs sempre tem alguém com vários filmes anyways...  6 – Secador de cabelo para mulheres... 7 – Seus remédios de uso controlado junto com as receitas médicas... AH SE VOCÊS PUDEREM PEÇAM UMA RECEITA EM INGLÊS PARA SEU MÉDICO DOS REMÉDIOS QUE VOCÊ GERALMENTE TOMA... fora do país é muito difícil conseguir comprar medicamento sem receita, mesmo que seja um analgésico. 8 – Shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, coisas de higiene pessoal... podem levar um estoquezinho para uns 2 meses... como já falei, a gente fica meio sem grana no começo, e certamente esses itens não podem faltar!!! Eu sempre levo... 9 – Make up pras meninas...  10 – Para quem gosta de enviar cartões postais, como eu, eu sempre levo um caderninho com endereço dos amigos e familiares, com CEP, tudo direitinho... 11 – Sapatos confortáveis (Se tiver que comprar sapatos para o trabalho, compre o que for anti derrapante. Se não, leve sapatos leves, para colocar rápido, pois quando formos sair pra passear na rua, é tudo muito correndo!) Coisas para ficar esperto  Watch out! Gente, no meu “bendito” primeiro contrato tudo aconteceu... Bom, vocês já devem ter ouvido de Port Manning? Se não, Port Manning é o seguinte... quando o navio está parado ou atracado em algum lugar, todo mundo pode sair, certo? Errado. QUASE todo mundo pode sair, porém todos os dias existe uma rotação nos departamentos do Port Manning. Isso é uma medida de segurança dos navios, para que, seo navio parado/atracado tiver algum problema (tipo aquele meu fogo na cabine hahahahha) eles PRECISAM que uma parte da tripulação esteja CONSTANTEMENTE a bordo... para isso o Port Manning. Os Head of Departments vão postar no mural do departamento, e no dia que você estiver de Port Manning não pode sair... A NÃO SER QUE você consiga trocar com alguém (tem que passar seu safety number, ou então se a pessoa for ficar de Port Manning pra vc, ela passa o Safety Number dela, e você pede para quem for o responsável trocar vocês)... mas tome cuidado... Comigo, no meu primeiro cruzeiro, o Island Escape iria parar em Civitavecchia, um porto na Itália que tem acesso a um trem que leva Roma... aliás é um porto de embarque de vários navios... muito movimentado. Eu, não sabia de nada, nem de Port Manning, nem nada, fui levada na lábia de um certo indonésio... ele simplesmente perguntou meu Safety Number (eu falei) e nem perguntou nada... na hora em que eu fui sair do navio, começou a apitar... resultado, não pude sair... mas também meus amigos brasileiros chegaram da rua e falaram pro Maître D´ o que o tal do Indonésio fez... ele tomou uma bronca e foi só... então rola esse tipo de sacanagem... rsrsrsrs GASTOS
Inevitavelmente você terá alguns gastos a bordo... seja uma cervejinha no crew bar, seja uma compra que você queira fazer no Gift Shop... seja um almoço fora do barco, presentes pra família... as o que eu considero um gasto justificável é em internet e ligações pra família. Ligar pra família fica caro, claro... é ligação internacional... para isso existem as cabines telefônicas em todo porto que a gente pare... essas cabines são chamadas geralmente de Locutorio, e têm uma tarifa maravilhosa para tripulantes, tanto para ligações quanto para internet... o ruim é que elas ficam ashore e estão sempre lotadas, e quando a gente tem tempo de sair do navio não quer perder todo o tempo esperando pra ligar não é? Por isso, temos outras duas alternativas... 1 – Comprar o Ocean Phone Card – vendido dentro do navio, por US$10 ou US$20... para nós brasileiros até que dura bastante, e você não precisa gastar tudo de uma vez só... 2 – Comprar um chip pré-pago de alguma operadora móvel, de preferência de um país que você esteja passando sempre... eu comprei da Espanha e da Inglaterra... os dois da operadora Orange ou O2... custa cerca de 5 euros o chip + a recarga, que é como aqui no Brasil... o diferencial é que dependendo do chip que você comprar, vc tem sinal de dentro do navio, e as recargas duram muuuuuito também!! Porém, para comprar você precisa do seu passaporte... como o nosso passaporte fica com o Purser a bordo, tirem uma cópia beeeem legível do de vocês... e guarda... assim dá pra comprar o chip... eu recomendo!!!!!!!!!!! MANDANDO DINHEIRO PARA CASA
Outra forma de gasto é para envio de dinheiro pro Brasil... eu tenho sempre que mandar, porque ainda tenho umas continhas por aqui... então eu conheço duas maneiras: - Western Union: É a que eu sempre usei e nunca tive problemas. É bem simples, mas você precisa do nome inteiro corretamente da pessoa que vai receber o dinheiro aqui no Brasil. É intransferível. Manda por lá e recebe no BANCO DO BRASIL. A pessoa que vai receber a grana no Brasil vai com RG em mãos na boca do caixa, e avisa que recebeu R$ XXXX e o código da transação é XXXXXXXX. - Money Gram: Manda por lá e recebe no Itaú. Funciona assim: *Você vai até uma loja da Western Union em qualquer lugar da Europa, Caribe e sei lá mais onde que você estiver; * Avisa que você quer mandar XXXXX Euros (ou dólares que eles convertem em euro e depois em reais) para o Brasil, e passa o nome correto da pessoa que vai receber a grana no Brasil * Ela te fala o valor final em REAIS que a pessoa vai receber, e fala o valor da taxa de envio... eu nunca paguei mais de 9 euros para mandar uns 200 euros sabe... daí varia de acordo com o valor que você vai mandar... Daí ela te dá um recibo, com o nome da pessoa que vai receber, o valor total que ela vai receber em reais, e o código da transação que a pessoa tem que falar no Banco, aqui no Brasil. Para o Money Gram eu acho que funciona da mesma forma, porém é debitado em conta corrente do Itaú direto se não me engano... então precisa levar o código swift do banco... pergunte mais detalhes sobre o Money Gram para remessas do exterior para Brasil no banco mesmo...  Bom gente, por hoje é só... continuem me mandando suas dúvidas, que na medida do possível eu respondo... de acordo com minhas experiências e pontos de vista...

Nenhum comentário:

Postar um comentário