domingo, 22 de abril de 2012

Para os Marinheiros de Primeira Viagem

Boa noite galera, tudo bem? Atendendo a um pedido de uma future co-worker, Barbara Resende (http://babiabordo.blogspot.com.br/), vou contar um pouquinho da minha experiência a bordo… Bom, era uma vez…. uma menina de 20 anos, vivendo sozinha em um quarto alugado no apartamento de uma senhorinha, em Copacabana, no Rio de Janeiro (a.k.a EU rsrsrs). Trabalhava no Hotel Glória, lá em 2006… estava cansada da correria, do barulho, da falta de grana, e queria mais, mais mais… pensei em virar Au Pair (alias ja tinha ate comecado a pagar…), ma acabei vendo na internet uma propaganda da STB, fazendo uma entrevista para trabalhar no navio da Disney!!! Uau eh o sonho... pensei... apliquei, faltei do trampo e fui fazer a entrevista... passei na primeira fase... foi soh na segunda fase que eles perceberam que eu soh tinha 20 anos... e que precisaria ter 21 para poder ir adiante com o application.... decepcao total neh!
Enfim, isso ficou na minha cabeca, e foi soh ai que comecei a me aprofundar e procurar outras agencias... acabei encontrando a Work at Sea, na epoca uma das mais conhecidas na epoca (e que acabou sendo uma decepcao tambem, mas conto mais a frente.. rsrsrs)... fui pra Santos, fiz a entrevista, me lembro como se fosse hoje... fiquei o dia todo la, participamos de uma entrevista inicial sobre vida a bordo... tudo nos foi super bem explicado, e tals... depois passamos um a um por uma entrevista individual, para que nosso ingles e experiencias anteriores pudessem ser avaliados. Acabei passando como Assistant Waitress para a Apollo Ship Chandlers (a.k.a Island Escape / Island Star). Fiz o STCW em Santos, que na minha epoca foi feito em 3 dias e NAO tinhamos que pular no mar hahahahahahahahaha Isso foi em Maio... me ligaram no dia 14/07/2006 (lembro ate hoje) me dizendo que eu embarcaria no Island Star no dia 08/08... resultado... tinha 20 dias quase para comprar passagem aerea, fazer todos os exames medicos, pedir demissao do trampo, fazer mudanca de volta pra casa da minha familia no interior de SP... imagina a correria!!!!!!!! Acabei ficando no RJ ate dia 20/07 mais ou menos, nisso ja tinha pedido demissao, feito todos os exames que eu tinha conseguido... foi taaaaaaaaao corrido que eu so recebi o laudo original de um dos exames (papanicolau eles me pediram) no DIA do meu EMBARQUE! Eu tava desesperada!!! Tinha feito no Rio, e eles mandaram o laudo por email para a agencia, mas a minha via original so chegou em casa do dia do meu embarque.. estava desesperada.... rsrsrs Nisso, a agencia me mandou a documentacao que eu iria precisar... no caso a Embarkation Letter, e mais uns documentos para eu apresentar ao agente portuario da compania, que deveria ter ido me buscar no aeroporto... (deveria.... conto daqui a pouco o ROLO hahaha).
AHHHHH um dia antes de eu viajar, ganhei uma BOLHA NO PE DIREITO... Vai Vendo hahahahaha Bom, eu embarcaria no Island Star numa terca feira, de acordo com a carta de embarque em Palma de Mallorca – Espanha... comprei a passagem para 2 dias antes do embarque pois como era epoca de ferias e alta temporada nem eu nem a agencia conseguimos outra data... entao eles me garantiram que TINHAM AVISADO a compania e o AGENTE para me buscar no Aeroporto em Palma de Mallorca e me levar pro hotel... cheguei em Palma no domingo, conforme avisei... com 100 dolares no bolso (era TUDO o que eu podia levar na epoca)... imaginem... EUROPA – DOLARES – DOMINGO  Ja viram que nao ia dar certo ne? Hahaha Pois eh, nao deu.. Cheguei em Palma de Mallorca, domingo, tudo fechado, com dolares... cheguei la, CADE O AGENTE? Procuro aqui, ali, aqui, ali.. e nada... me deu um desespeeeeeeero... comecei a procurar lugar pra trocar os meus dolares por euros, mas tudo fechado... aquele aerporto vazio... foi me dando desespero...
Comecei a chorar, chorar, chorar... passei em frente a Sede da Policia Federal... entrei, comecei a chorar pro guarda... hahahahahahahah chorava, chorava, chorava... o guarda chamou a Assistente Social... ela pegou meus documentos, ligou pro Agente... ele disse que nao estava me esperando, pois eu nao estava na lista dele praquele dia... e alias ele nao me tinha NEM na lista de embarque do Island Star, mas que sem problemas, pediu pra Assistente Social me colocar num taxi, que ele pagaria assim que eu chegasse no Office dele... Cheguei, e chorando pedi 100000000 desculpas mas mostrei tudo pra ele.. ele na hora ligou pra Work At Sea, mas eh claro que nao teve sucesso...
Enfim, ele me pos num hotel e me disse que na terca iria me buscar pra me levar pro navio... falei OK, obrigada... Fiquei num hotel lindinho, frente mar em Palma de Mallorca... eu e minha bolha no pe, que CLARO INFLAMOU, e eu nao conseguia andar... esperei chegar segunda feira, fui num banco, maior mico, consegui por fim trocar meu $$ para euros.. fui direto numa farmacia, e o farmaceutico ficou espantado com a bolha inflamada.. porem ele me deu uma pomada milagrosa e ficou tudo bem 2 dias depois... Nisso, quando cheguei no hotel domingo, eu tava MUITO BRAVA... vcs podem imaginar.. liguei a COBRAR para casa, chorando, e minha mae, advogada, ligou na hora para todos os telefones que tinhamos da agencia.. e falou um mooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooonte!
Nossa minha mae eh tranquila, mas eu nunca vi ela tao brava e tao preocupada quanto naquele dia... eu ainda desliguei, e liguei a cobrar na agencia tambem... so de raiva... e falei um monte, xinguei mto a proprietaria... enfim... nao resolveu nada, mas por isso digo NUNCA PROCUREM A WORK AT SEA... experiencia propria, nao recomendo. Tah bom, chegou terca feira e finalmente chegou Jesus (o agente)... me levou ate o Island Star... me lembro como se fosse hoje... cheguei, embarquei, o Morgan, crew manager da epoca, veio me encontrar... e disse: Ue, nao tenho vc na minha lista, mas espera ai que vou checar denovo... demorou uma meia hora ate ele voltar, dizendo: “Olha, vc esta na lista para embarque no ISLANS ESCAPE, e nao aqui no Star... o agente vai te levar de volta para o hotel, e vc embarca na sexta no Escape...” ... o que eu poderia falar????? Falei OK, eles explicaram pro agente e eu voltei.. fui pra um outro hotel, melhor dessa vez... e ai sim me diverti... conheci a cidade todaaaaaaaaaaaa, as praias... porem tava quase sem grana, entao nao gastei nada... mas andei, andei, andei... e liguei na agencia DENOVO A COBRAR, por terem feito essa merd**** de me dar carta de embarque errada... entao mais uma vez NUNCA PROCUREM A WORK AT SEA.
Ta, chegou sexta, e finalmente embarquei no Island Escape... nao tinha cabine vaga pra mim.... acabei ficando na cabine da Crew Manager de la, a Suzana... fiquei uns 15 dias com ela, e depois me transferiram pra minha cabine certa... que infelizmente agora nao vou conseguir me lembrar qual era... Bom, essa foi a aventura do meu primeiro embarque... apesar dos pesares acabei ficando uma semana em Palma de Mallorca na Espanha for free... :D
No proximo post conto mais como foi meu primeiro contrato!!!!! Beijos!!

Um comentário:

  1. nossaaaaa... agora vejo como tive sorte, nao tive nenhum problema no meu embarque, graças a deus... q zica hein, mas pelo menos curtiu uma semaninha de "ferias"...

    ResponderExcluir