terça-feira, 24 de abril de 2012

Vida a bordo

Ahhhhhhhhhhh Antes de começar... lembra daquela "semaninha inferno" que eu passei em Palma de Mallorca - Spain, esperando pelo embarque????????????? Olha umas fotinhos... apesar de tudo valeu a pena o ERRO da agência rsrsrsrsrsrs Bjsss
Buenas galeRa! Hoje eu queria falar mais ou menos sobre como é a vida a bordo... do meu ponto de vista, né... rsrsrs Okay então... a gente espera, espera, espera... até chegar o dia do embarque... quando eles ligam para a gente é aqueeeela alegria, gritinhos, felicidade... mas como será que é quando a gente realmente embarca? Bom, eu posso dizer sobre o que eu senti e como eu passei né... me lembro que no meu primeiro contrato, em 2006, cheguei no navio (depois daquele moooonte de confusão que já falei nos posts anteriores), fui levada para a minha cabine, e me mostraram o Crew Mess... nossa... no começo acredito que essa seja a pior parte... senta que lá vem a história... FOOD
A comida a bordo é toda estranha, para muitos até meio“nojenta”... é que a comida é preparada por filipinos, indianos... então o que é um manjar dos deuses para eles é beeeeem diferente para nós, latinos... então não se assuste, no começo tudo é estranho mas a gente se acostuma... e SEMPRE tem aquele Carrefour ao nosso alcance no porto mais próximo (geralmente os da Espanha são os melhores e mais baratos). Tente fazer a sua “despensinha” na cabine, mas fique de olho, pois alguns itens são proibidos dentro das cabines, e NEM SEMPRE teremos frigobar... na Crystal eu não lembro de ter visto frigobar dentro da cabine.. alguém viu??? Aliás, FOOD IS FORBIDEN nas cabines, porém chocolate, biscoito, até aqueles miojos chineses são permitidos... então é sempre bom ter algo na cabine no momento do aperto... ahahha e de qualquer forma sempre tem um macarrãozinho ou pão no Crew Mess... a gente tem que se acostumar... no meu caso é bom pois eu sempre perco uns kilinhos quando estou a bordo... :D CABIN INSPECTIONS
Semanalmente teremos essas Cabin Inspections... geralmente é feita logo após o Passenger (Pax) Drill... o que seriam essas inspeções??? Temos um “padrão” de manutenção das cabines... então os oficiais que fazem essas inspeções vão verificar se as luzes estão funcionando, descarga, e também o mais importante a LIMPEZA da cabine. Essa parte sempre acaba sobrando para um dos roomies... sempre tem aquele cara folgado que você divide a cabine que não presta nem para tirar o lixo do banheiro... mas KEEP CALM AND CLEAN THE CABIN... senão quem vai dançar é você também... porque se não passar na inspection vai ter RE-INSPECTION, e aí o bicho pega.. se não passar na re-inspection é WARNING!! (falo sobre warning mais adiante) As cabines têm que estar impecáveis, limpas, chão varrido, sem lixo nos cestos, sem comida aberta na geladeira, a geladeira sem gelo, banheiro limpo e lavado, cortina do banheiro limpa, as camas feitas e o life jacket em cima da cama. NÃO É PERMITIDO dormir durante a inspeção... pode parecer ridículo, mas as pessoas que tem night duties (trabalham à noite) estão super cansadas... mas vão ter que acordar e se preparar para a inspeção.. depois voltam a dormir... rsrsrsrs Infelizmente é assim.. WARNINGS
Warnings nada mais são que Advertências... geralmente funciona assim: 1 – Primeira vez é Verbal Warning 2 – Written Warning 3 - Written Warning 4 – DEMOTION... isso mesmo, vai para CASA!! Então, prestem atenção!! O que leva a pessoa a receber Verbal ou Written Warning??? Vários motivos, entre eles os mais corriqueiros: - Chegar Atrasado (nem que seja 02 minutos... NÃO PODE ATRASAR NUNCA.. REGIME MILITAR MESMO) - Ser pego Bêbado/a (pós festas sempre rola um teste de álcool... SE LIGA!!!) - Responder para o Supervisor... showing too much attitude may demote you... - Briga Física - Uso de Drogas (parece mentira, mas acontece!!!) - Faltar ao Trabalho - Chegar atrasado no navio após descer para conhecer o local... (falo sobre isso mais adiante... CREW ASHORE LEAVE) CREW SHORE LEAVE Crew ashore leave é a expressão que eles usam quando os tripulantes estão liberados/autorizados a desembarcar no porto, para conhecer o local.
Na Gangway (entrada do navio) ficará um quadro com os horários de chegada no local, e o horário em que o passageiros e tripulantes devem estar de volta a bordo. Geralmente os tripulantes devem voltar meia hora antes dos passageiros... fique de olho, se você se atrasar vão reter seu Crew ID Card e você vai ficar sem poder descer e fazer compras por uns dias, e ainda vai assinar um Warning na sala do Security Officer... já passei por isso, e não é legal!!!!! So, heads up... Os passageiros SEMPRE têm prioridade no embarque e desembarque... não tente furar fila e entrar na frente deles para sair do navio pois tem pouco tempo para disfrutar... eles PAGARAM MUITO CARO para poder desembarcar... mais uma vez NÓS ESTAMOS LÁ PARA TRABALHAR... se não der para descermos e conhecer o lugar, paciência... ninguém liga para isso, podem acreditar!! E falando em TRABALHO...
Alguns portos dispõe de Shuttle Buses para levar as pessoas à entrada do porto, pois o navio doca muito longe da entrada... mais uma vez os passageiros tem prioridade de uso... tripulantes sempre por último!! Bom gente, esse post ficou enoooooorme... no próximo eu falo mais... espero que estejam gostando! Ah e logo mais começo a postar fotos minhas... Beijosss

Um comentário: